cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
Na cerimônia, o presidente Lula assinou o decreto que regulamenta o programa MOVER, estabelecendo marcos para eficiência energética, reciclabilidade e segurança na indústria automotiva Compartilhe:  Compartilhe por Facebook Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApplink para Copiar para área de transferência. Foto: Cadu Gomes/VPR.

Nissan amplia complexo industrial de Resende

Com Lula, Alckmin participa de lançamento industrial da Nissan no RJ

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou nesta terça-feira (15/4), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia do lançamento industrial da Nissan, em Resende (RJ). O evento marcou o avanço da produção e geração de empregos pela empresa japonesa, resultado do plano de investimentos de R$ 2,8 bilhões no Brasil.

“Há um grande esforço do presidente Lula em fazer a indústria no Brasil crescer. A indústria está na ponta da inovação e da tecnologia, agrega valor, paga salários mais altos, promove o desenvolvimento do país”, afirmou Alckmin, lembrando que o governo Lula lançou a Nova Indústria Brasil (NIB), coordenada pelo MDIC. “A Nova Indústria Brasil é uma indústria mais inovadora, sustentável, competitiva e exportadora. O exemplo é a Nissan”, disse o vice presidente.

Para a ampliação do Complexo Industrial de Resende, foram instalados 98 novos robôs e criados 297 postos de trabalho na linha de produção. Além disso, a fábrica ganhou 29 novos veículos guiados automatizados (AGVs, na sigla em inglês), totalizando 202 unidades desses pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas, fazendo com que a operação seja mais flexível, segura e silenciosa.

Alckmin citou o bom desempenho da indústria automotiva brasileira, que cresceu 9,7% no ano passado, enquanto a evolução média no mundo foi de 2%. Lembrou ainda que o Brasil vendeu 14,1% a mais de veículos em 2024, evidenciando o ganho de renda da população. “Não tem país que cresça sem emprego e massa salarial. E isso o presidente Lula tem trabalhado”, acrescentou. “E com estabilidade e previsibilidade, o Brasil vai crescer ainda mais”, concluiu.

Em seu discurso, o presidente Lula lembrou que, quando assumiu a Presidência da República em 2023, a indústria automotiva vendia menos carro que quando encerrou seu segundo mandato. E foram necessárias medidas para garantir estabilidade econômica, política, jurídica e social, além de previsibilidade. “O que aconteceu no Brasil é exatamente isso, o dinheiro começou a circular, as pessoas começaram a se informar melhor e as pessoas começaram a ganhar um pouco mais”, acrescentou.

Na cerimônia, o presidente da Nissan América Latina, Guy Rodríguez, ressaltou a importância do programa do governo federal de Mobilidade Verde e Inovação (MOVER) para garantir investimentos em tecnologia e diminuição de custos logísticos. “Hoje, o vice-presidente falou sobre vários projetos nos quais está trabalhando para promover ainda mais a integração de novas tecnologias no Brasil. E isso nos permite investir com confiança, com previsibilidade, e oferecer o melhor que a Nissan tem no mundo para o cliente aqui no Brasil, feito no Brasil”, acrescentou.

O MOVER, só em 2025, prevê R$ 3,8 bilhões de incentivos. Na oportunidade, o presidente Lula assinou o decreto que regulamenta o programa, estabelecendo marcos para eficiência energética, reciclabilidade e segurança na indústria automotiva.

Segundo dados da Nissan, em 2024, a empresa apresentou um crescimento de 21%, com 87.441 unidades vendidas no país, acima da média do setor, segundo a Nissan. No ano anterior, o crescimento havia sido de 35% em relação a 2022. Também nesta terça-feira (15), ao comemorar 11 anos de atividades do Complexo Industrial de Resende, a Nissan lançou um novo veículo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br