Especialistas no desenvolvimento ou na aplicação de soluções inovadoras nas áreas públicas e privadas foram os painelistas do 1º Workshop de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Municipal, realizado na tarde desta quarta-feira (23) no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio.
O evento, parte do Conexão da Inovação Esteio, foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) em parceria com a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT). A atividade integrou, ainda, o Inova RS, iniciativa estadual que visa transformar cidades em polos de inovação.
Na abertura do evento, o vice-prefeito Rafael Figliero fez uma saudação a todos os inscritos no seminário e destacou a importância da atividade. “Eventos como esses são sempre significativos. A gente vê, sim, que há um processo de inovação, de evolução, inclusive dentro das próprias práticas da Prefeitura. É inegável os avanços que estão ocorrendo na Administração Pública, mas a gente tem muito mais ainda a aprender”, afirmou. “Hoje, aqui, temos painelistas qualificados, que vão contribuir com a gente, com suas experiências e seus históricos. E pra gente isso é muito importante”, disse.
Também fizeram uso da fala, o titular da SMDEMA, Francisco Alves, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Dusik. “Quando a gente fala em inovação, a gente pensa em robótica, por exemplo. Mas, na verdade, vai muito além disso. Inovação é todo o processo que a gente vive no dia a dia e que tornam nossa atividade mais eficiente”, disse o secretário. “Nós precisamos, cada vez mais, pensar em ideias inovadoras para resolver dos problemas mais simples aos mais complexos da nossa sociedade. E, às vezes, as ideias mais inovadoras são as mais simples, as que estão diante de nossos olhos”, apontou o vereador.
A proposta do seminário, voltado para empreendedores, universidades, startups, lideranças políticas e representantes de entidades, mas aberto a toda a população, era discutir como desenvolver o ecossistema de inovação na cidade, criar conexões estratégicas e impulsionar novas oportunidades de crescimento para um futuro mais conectado e sustentável em Esteio.
No primeiro painel, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia gravataiense, Selma Fraga, apresentou o case “Gravataí – O Papel do Poder Público na Inovação”, falando sobre práticas adotadas no município vizinho. Com mediação da servidora da SMDEMA, Suéllen Viegas Pereira, o debate contou com a participação do gestor de Inovação e Tecnologia do Inova RS, Yuri Ribeiro, e com o CEO da WV HUB, Filipe Toledo.
Depois, Yuri Ribeiro comandou um workshop sobre “Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação do Município de Esteio – Conexão entre líderes e empreendedores.